Resenha: Recursão: Blake Crouch
Título: Recursão
Autora: Blake Crouch
Editora: Intrínseca
Classificação:4.5/5⭐
Sinopse
E se um dia memórias vívidas se infiltrassem em sua mente, pintando em tons de cinza todas as suas certezas? As pessoas que você ama não fazem mais parte da sua vida, agora você tem outro cônjuge, outros filhos, ou está sozinho. Tudo mudou. E o que você tinha de mais importante foi arrancado da sua existência, levando junto sua sanidade.
É dessa premissa que Blake Crouch parte para contar a história de Barry Sutton e Helena Smith. Quando nada é mais importante que a memória, perdê-la significa perder a si mesmo. Barry é um policial em Nova York que convive com a tristeza e a ausência da filha, morta em um atropelamento. As lembranças de uma vida feliz o assombram por anos. Sem alternativas diante da dor, seu casamento chega ao fim. Mas se Meghan não tivesse morrido, sua vida seria diferente? Ao ser acionado para intervir em uma tentativa de suicídio, ele se depara com uma mulher que sofre da Síndrome da Falsa Memória, uma doença misteriosa que planta na cabeça de suas vítimas lembranças de vidas que elas nunca tiveram. Barry entende, então, que se lembrar de algo que não viveu pode ser ainda pior. A neurocientista Helena Smith está desenvolvendo uma tecnologia para a cura do Alzheimer. A cada semana, mais lembranças se apagam da mente de sua mãe e, aos poucos, é como se Helena a perdesse para sempre. Inesperadamente, ela é abordada por um dos homens mais ricos do mundo, que se oferece para financiar sua pesquisa de retenção de memórias. Helena vê surgir a chance de proporcionar um grande bem para a humanidade: a cura do Alzheimer e, quem sabe, da síndrome que assola o mundo. No entanto, não poderia estar mais enganada…
A tecnologia que deveria salvar vidas acelera a marcha galopante do caos, gerando uma guerra pelo poder e criando recursos que começam a esfacelar a realidade. O tempo não é mais como o conhecemos, e Barry e Helena terão de se unir se quiserem sobreviver – e salvar a todos nós. Em Recursão, Blake Crouch constrói uma jornada desnorteante, com personagens complexos, que nos fazem refletir sobre nossa existência e nossa identidade. Uma trama intrincada, ágil, e sem dúvidas emocionante, que mostra o poder que cerca a tecnologia ao manipular algo tão definidor como a memória e as consequências de um progresso a qualquer custo para os indivíduos e a sociedade.
Resenha
Esse livro é bem diferente do que eu leio, já que é uma ficção cientifica, ultimamente ando me aventurando em Livros diferentes do que costumo e tem sido uma grata surpresa. Esse livro em especial foi uma viagem bem doida, muito bem escrita e com um plot envolvente até a última página
Esse livro é dividido em 5 partes, e foca nos personagens de Barry que é um policial que lida com a perda da filha adolescente e que após atender um chamado de suicidio se depara com o conhecimento da Síndrome de memórias falsas , onde algumas pessoas sem explicação possuem memórias falsas de uma outra vida , do outro lado temos a Helena uma Neurocientista que dedica sua vida a uma pesquisa científica que busca poder dar memórias perdidas aos pacientes que sofrem de Alzheimer, e quando sua pesquisa chega a um beco sem saída, recebe a ajuda de um financiadora de seu estudo em se dar conta que está prestes a fazer uma descoberta enorme .Confesso que a princípio eu demorei a entender como a história desses dois se conectam, já que boa parte do livro são narradas no vai e vem de linhas temporais diferentes, mas aos poucos eu fui percebendo
a intenção do autor , achei que foi uma sacada ótima a narração que escolheu pois permite aos leitores ansiarem para saber o que vai acontecer a seguir .
Recursão aborda viagem do tempo e a memória de uma maneira sagaz trazendo a discussão um tema importante de uma forma fantástica e através desses personagens consegue prender o leitor na história até a última página.
Nenhum comentário: